quinta-feira, maio 07, 2009

A casa da árvore

"Tom não quer ir mais à escola. Mas a tia Polly não está de todo de acordo. Com métodos bastante incisivos, a tia Polly trata de garantir que Tom se faz à estrada...
No caminho, Tom encontra Huck, que lhe quer mostrar onde pretende instalar a sua nova casa na árvore. Huck está muito empenhado em construir a sua nova casa. Na verdade, Tom que tinha prometido ajudá-lo, agora gosta muito mais de estar com Becky esquecendo-se do amigo.
Quando Huck lhe recorda a combinação, Tom quer compor a situação. Com uma pequena mentira, anula o seu próximo encontro com Becky, alegando que a tia está doente e que precisa de cuidados. Além disso, "leva emprestados" materiais de construção para Huck. Tom fica novamente em maus lençóis...

Novos episódios na vida do Grupo de Pioneiros 71, desta vez aproveitaram o feriado 1 Maio e fizeram-se à estrada. Partiram da sede em bicicleta cada um levou o seu material cujo destino era S. Jacinto num total de 62 km (sem ponte…)

Era uma tarefa nada fácil e só poucos HERÓIS aceitaram o desafio, mas quem foi de certeza que viveu uma experiência única.

Sede 824

O mais difícil mesmo foi arranjar um horário para todos mas lá conseguimos: um grupo partiu da sede por volta das 18 horas depois de preparar material e fazer as compras e um 2º mais tarde foi de comboio até Ovar o nosso ponto de encontro.

Percurso: Gaia – Madalena – Praias – Espinho – Esmoriz – Maceda – Ovar – Furadouro – Torreira – S. Jacinto

A 1º Etapa terminou na Torreira 42 Km pelas 22 horas onde pernoitamos na sede do Agrupamento 824 Torreira, a sede era nova construída pelos escuteiros e o pais assim como o agrupamento que reabriu e fizeram as promessas a 12 de Outubro.

O nosso quarto de dormir

Quem nos recebeu foi o Chefe Manuel Santos e o Chefe do Agrupamento Rosa Santos e foram todos muito simpáticos e até banho de água quente tivemos direito (sim a sede deles tem balneários com chuveiros). Este agrupamento ia no dia seguinte de manhã cedo fazer o 1º acampamento de Agrupamento em Vagos, por isso não tivemos muitos contactos. Mas sabemos que têm neste momento triplicaram o efectivo para 4 bandos de lobitos com 20 elementos e 3 patrulhas Exploradores de 24 elementos para já só têm 2 secções mas brevemente vão formar outras.
A todos eles o nosso obrigado por tudo, melhor era impossível e o obrigado também aos mais novos por não nos acordarem de manhã!

Terminado o pequeno-almoço está na hora da 2º etapa, desta vez era só 20 Km até S. Jacinto, deu tempo para tudo até apreciar as vistas (mas deixo esta parte para a Joana contar) Chegou-se a S. Jacinto tempo para almoçar e depois fazer a nossa famosa “casa da árvore”, sim porque não levamos tendas era preciso fazer os nossos abrigos, por isso a tarde de 6ª feira foi toda dedicada ao pioneirismo mas com estilo!

O quarto

A mesa e sala de estar ( Zona Relax)

Sala Jantar e Cozinha

Cozinha ( prateleiras catitas)

Vivenda de luxo vende-se!

A noite foi para descansar da viagem, ou não!

Sábado de manhã fomos até à praia fazer Ioga, algumas demonstrações de Judo e algumas construções na areia serviu sim para relaxar os músculos. Á tarde foi feito um desafio aos pioneiros que em grupos de 2 e em bicicleta tinham que mostrar quem eram os mais audazes, pois era preciso, "levar emprestados" 20 materiais de construção para Huck.

Artistas de praia

A prova foi superada mas ficou empatada entre as duas equipas, mas foram momentos competitivos e hilariantes vividos por todos (os chefes às vezes têm cada ideia!!!).
E acabou por Tom ficar novamente em maus lençóis...

Girl Power

Tivemos a Eucaristia em campo à noite juntamente com outros agrupamentos e em seguida o fogo de conselho de campo em que os nossos pioneiros dominaram com os seus números originais e …!

Ouve tempo para socializar com os outros agrupamentos em especial os Escuteiros marítimos de S. Jacinto (era a farda, aquela camisa azul!) Podemos dizer que a noite foi bastante negra para alguns, pois ainda houve tempo para mais desafios feitos pela chefia e só posso dizer que quem ganhou foram as “Girl Power, basta olhar para a foto.

Roupas estranhas!!

Domingo desmontamos campo, almoçamos e partimos mais uma vez por etapas: um grupo foi até Ovar de bicicleta (28 km) e apanhou o Comboio e o 2º grupo apanhou o ferry foi até Aveiro de bicicleta (10km) e apanhou o comboio.

Resumindo foi uma actividade em grande, foi uma actividade cheia de aventuras, alguns imprevistos, mas que se conseguiram sempre ultrapassar e mais que tudo reinou a alegria.